ESPIRITISMO, A RAZÃO FACE A FACE – abertura de HORIZONTES

ESPIRITISMO, A RAZÃO FACE A FACE

ESPIRITISMO CULTURA

A VIDA DEPOIS DA VIDA

Três horizontes da visão espírita, dentro da melhor atitude de partilha que ela nos ensina, dão-se as mãos, contemplando NOVOS HORIZONTES

 

Leiria, vista parcial com o castelo e os torreões da Sé / nanquim s/ papel / 35,5 x 49,5 / Costa Brites 1990 (o aspecto agora já não é este, por causa das obras que ali foram feitas…)

É de há muito conhecida para nós a grande dificuldade que tinha o autor de “ESPIRITISMO, A RAZÃO FACE A FACE”, o nosso amigo e conterrâneo leiriense Francisco Alves, em prosseguir a sua valiosa pesquisa a respeito de problemas muito graves que desde sempre se fizeram notar no cenário da cultura espírita portuguesa e brasileira.
Tendo visitado várias vezes o Brasil em viagens de negócios, levava consigo o notável interesse que existe na cidade de Leiria de há muitos anos a respeito da cultura espírita.
Como vivemos em Leiria desde muito cedo, também lá iniciámos o nosso interesse pelo espiritismo, cultura que era seguida por parentes nossos de gerações anteriores.

Achamos muito importante os documentos publicados por “ESPIRITISMO, A RAZÃO FACE A FACE”, para que muitos dos espíritas portugueses se dêem conta de que o espiritismo que seguem não é de Allan Kardec, mas sim da problemática conjugação de ideias criadas pelo clima religioso desenvolvido no seio do multi-culturalismo brasileiro.

A presença de “ESPIRITISMO, A RAZÃO FACE A FACE” junto de nós não é recente, e muitos dos nossos visitantes e amigos devem estar lembrados de um trabalho aqui publicado em Fevereiro de 2018, intitulado “SER ESPÍRITA EM PORTUGAL”  cuja comunicabilidade nos obrigou a que dele déssemos conhecimento aos nossos leitores, numa altura em que passámos a inseri-lo na lista dos trabalhos ou sites a visitar.

Com base na confiança mútua entre nós, e para não desvalorizar o conjunto das ideias já residentes em “ESPIRITISMO, A RAZÃO FACE A FACE”, passaremos a colaborar o mais activamente que nos for possível, para actualizar o desenvolvimento das ideias espíritas entre Portugal e o Brasil, como é importante que se faça.

Pedimos pois que passem a considerar este trabalho uma tarefa conjunta de vários autores, PEDIMOS QUE SE INSCREVAM COMO NOSSOS SEGUIDORES, fazendo o grande favor de divulgar o vosso possível interesse junto de amigos e conhecidos, sejam ou não conhecedores da mensagem espírita.

MUITO OBRIGADO A TODOS

Autor: espiritismo cultura

- sobre: A Realidade desta e de outras vidas. Tradução em português de Portugal de "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" livre e aberta para todos, PUBLICADA E COMENTADA nos nossos blogues. VISITEM E INSCREVAM-SE COMO SEGUIDORES espiritismocultura.com

5 opiniões sobre “ESPIRITISMO, A RAZÃO FACE A FACE – abertura de HORIZONTES”

  1. Esta é a ocasião em que dois amigos de longa data, decidem a nos oferecer num mesmo endereço virtual, o resultado de seus esforços individuais para nos apresentar o conteúdo efetivo da Doutrina dos Espíritos. Buscam esses amigos, esclarecer o que nela tem sido suprimido ou acrescido, cujo resultado é o desvio da proposta original, conforme registrado por Allan Kardec. Assim, lhes agradeço por disponibilizar esses conteúdos.

  2. Boa noite
    Há muito tempo que penso em ir a uma associação espírita. Recomenda me algum sítio ou alguma pessoa?
    Tenho lido estes artigos e gosto do que leio e da atitude que lhes está subjacente . Eu resido em Lisboa. Talvez nos tempos que correm não seja fácil mas ser – lhe ia possível considerar a hipótese de um encontro comigo?
    Já agora : Ouviu falar no tenente Santos que fundou a associação espírita na rua do salitre? Sabe onde está esta associação agora? Se é que ela ainda existe
    Não há urgência mas agradecia – lhe que me respondesse quando pudesse
    Muito obrigada desde já
    Ana Cristina Alves Ferreira

    1. Caríssima amiga,
      Não lhe recomendo nenhuma associação espírita porque sempre fui um interessado independente de associações ou centros. A Filosofia espiritualista e o espiritualismo científico estudam-se consoante o interesse, a vontade e a dedicação, para o que existem todas as condições.
      Estou atarefadíssimo e uma viagem a Lisboa para falar consigo agora, é impossível.
      Se me mandar o seu e.mail para espiritismo.cultura@gmail.com poderemos evidentemente “falar”, no que terei todo o gosto.
      As maiores felicidades, continue a visitar-nos e faça-se seguidora do blogue (em cima à direita)
      José da Costa Brites

  3. ESTIMADO AMIGO SR. J. COSTA BRITES
    LI COM MUITA ATENÇÃO O SEU ARTIGO E DE NOVO OUTROS DE SUA PÁGINA, Não pretendo fazer comentários, pois há anos que muitas coisas chegam até mim e tenho silenciado. Mas fico feliz que a verdades venha ao de cima, pois confio profundamente nos ensinos de Kardec, e acredito que as alterações da obra de Emmanuel nada tenha a ver com ele ou com Chico Xavier. Não posso afirmar que os originais foram destruídos, mas Deus saberá como a verdades chegará um dia. Abraços fraternos extensivos à esposa.
    Isabel

    1. Amiga e Senhora Dª Isabel Saraiva,
      Muito lhe agradecemos toda a Vossa gentileza e simpatia, e bem assim o favor de nos visitar aqui. Bem gostaria, sinceramente, de saber tudo o que tem silenciado, e que será muitíssimo, certamente, devido à Vossa longuíssima e valiosa experiência.
      Lá virá tempo, certamente. Os melhores votos e desejos empenhados de muito boa saúde para todos
      José da Costa e Maria da Conceição Brites

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s